sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cortadora de piso/concreto sendo utilizada para fazer junta de dilatação


Função das juntas

Todo piso industrial em concreto está sujeito a tensões devido a diversas causas, como retração do concreto, retrações e dilatações causadas por variações térmicas ou higrotérmicas, empenamento das placas e carregamento – seja ele estático (cargas distribuídas ou pontuais, como as de prateleiras) ou móvel (empilhadeiras de rodas pneumáticas ou rígidas). Parte dessas tensões provoca uma sensível redução da vida útil do pavimento, caso não sejam devidamente consideradas (ERES Consultants, 1996). O projeto deve prever dispositivos, detalhes construtivos, reforços estruturais e especificações de materiais adequados a cada tipo de solicitação.
Dentre estes dispositivos ou detalhes construtivos estão as juntas, definidas como um “detalhe construtivo que deve permitir as movimentações de retração e dilatação do concreto e a adequada transferência de carga entre placas contíguas, mantendo a planicidade, assegurando a qualidade do piso e o conforto de rolamento”. É importante ressaltar que as juntas devem permitir a adequada transferência de carga entre placas contíguas.
Os pavimentos rígidos são dimensionados para receber cargas, sejam elas distribuídas ou pontuais (cargas na borda, no canto ou no interior das placas) ou móveis (rodas de veículos ou de máquinas empilhadeiras). Além dessas cargas o efeito de temperatura e retração também produz deformações nos pavimentos, causando esforços na estrutura.
Essas tensões, se não forem devidamente tratadas, reduzem o tempo de vida útil do pavimento. Dessa maneira faz-se necessária o planejamento de juntas que permitam a movimentação das placas controlando as fissuras.
A separação entre blocos de edifícios, pontes, viadutos etc., são locais onde as juntas se fazem necessárias para acomodar movimentos diferenciados de assentamento de fundações, além dos movimentos térmicos de dilatação e de contração.
De maneira simples, as juntas são criadas com a intenção de permitir a livre movimentação da placa, evitando fissuras e trincas decorrentes de tensões durante o processo de retração do concreto, dilatação e ou cargas atuantes na estrutura.
Em pisos industriais, encontramos basicamente três tipos de juntas e, para cada tipo, é conferida determinada finalidade:
- As juntas de expansão ou dilatação são aquelas utilizadas para isolar o piso de outras estruturas, como encontro com pilares ou vigas baldrames;
- As juntas de construção são decorrentes da paralisação da concretagem da placa. A finalidade deste tipo de junta é controlar as trincas que, com certeza, ocorrerão neste ponto;
- As juntas de retração ou controle são consideradas trincas induzidas e servem para aliviar as tensões de retração do concreto e combater esforços oriundos da dilatação térmica do material. Esta última merece atenção especial, já que reduz a possibilidade de ocorrerem trincas e fissuras.
O uso da cortadora de piso / concreto Petrotec proporciona melhores resultados quando o assunto é juntas de dilatação. Com os mais repletos diferenciais, a cortadora de piso de concreto da Petrotec realiza trabalhos especializados, utilizando para isso discos de corte (vendidos separadamente). Possui um sistema de válvula para acoplamento direto da mangueira da água, tanque removível com capacidade para 24 litros, 5 pontos distintos de refrigeração do disco e base para compensação do motor, o que garante a inclinação adequada e dupla refrigeração no disco de corte. Possui também rodas reforçadas, com rolamentos esféricos blindados e guias de corte dianteiro e traseiro. Veja a figura abaixo que mostra o uso da cortadora de piso Petrotec:
Cortadora de piso

Assista o vídeo abaixo da cortadora de piso realizando o corte das juntas de dilatação.
Fonte: Catep/cimentoitambe/Blogpetcivil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.